quarta-feira, 15 de maio de 2013

Semana de Revitalização dos Conselhos Escolares - 4º dia segmento Sociedade Civil


























                A Semana de Revitalização dos Conselhos Escolares foi encerrada com chave de ouro. Neste dia 09/05/2013 o auditório da EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão recebeu várias escolas municipais– Cleonice freire de Queiróz, Nilda Campos Terceiro, Miguel Antônio da Rocha, Pedro Gomes de Lima, Antonieta Cals de Oliveira -,bem como as estaduais – Virgílio Correia Lima, Enéas Olímpio e Poeta Sinó Pinheiro. Destacamos ainda a presença de representação da Secretaria Municipal de Educação, Pastoral da Criança e 11ªCREDE.
              O momento se configurou como um importantíssimo passo a caminho da efetivação e fortalecimento dos Conselhos Escolares municipais e estaduais, pois aconteceu trocas de experiências e elaboração de planos de ação a serem desenvolvidos no decorrer do presente ano. Ressaltamos, em especial, a participação da turma de Secretaria Escolar, representada pelos alunos Ana Beatriz da Silva, Leumar Pinheiro de Freitas e Maria Everlândia Sombra, sob a orientação do professor Daniel Higino. Estes alunos explanaram sobre a fundamentação e a importância deste órgão colegiado para a concretização de uma gestão democrática.
              Para enriquecer o momento, o aluno Leumar supracitado animou a plateia com composição autoral de uma paródia, como também a aluna Valderene Eduardo Macedo declamou um poema construído por ela, ambos sobre o Conselho Escolar.Vale destacar, que nesta data, estávamos comemorando o aniversário de início de aulas nesta instituição, por isso os alunos Raul Stênio e Ana paula do 3º ano de Redes de Computadores nos prestigiaram com a música “Diamante”, pelo fato desta tornar-se uma espécie de tema para nossa escola.
            Agradecemos a presença e participação de todos os envolvidos no evento. Certamente, plantamos mais uma semente que crescerá em todos os recantos de nosso município e regiões vizinhas. Desde já nos disponibilizamos a replicar nossas experiências, bem como aprender com as demais.
   O Conselho escolar da EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão é composto pelos seguintes membros:

Jobenemar Carvalho dos Santos – Membro nato
Maria José Morais Honório –Presidente
Conceição Francismeyre Feitosa Oliveira –Secretária
Luciane Kely Gonçalves de Lima Martins– Representante dos professores
Antônia Lívia freire Dias – Representante dos funcionários
Fátima eveliny Soares da Fonseca - Representante dos funcionários
Cosma Francimeire Dias – Representante dos pais
Francisco de paulo Rêgo - Representante dos pais
Maria Vilaci Amorim – Representante da sociedade civil
Antônia Elineuza da Silva - Representante da sociedade civil
Tiago Rocha Marques – Representante dos alunos
Alexandre rodrigues dos Santos - Representante dos alunos
                                                       Texto da Presidente do Conselho Escolar( Maria José).


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Dia das Mães


Semana de Revitalização dos Conselhos Escolares- 3º dia segmento Alunos

A Semana de Revitalização dos Conselhos Escolares da EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão segue com muito fôlego. Desta vez, o momento contou com a participação do segmento alunos.
O cronograma de atividades foi construído de forma que todos os alunos da escola tivessem a oportunidade de participar do evento, que neste dia foi conduzido, maestralmente, pelos alunos Tiago Marques, Alexandre Nogueira e a turma do 2º ano do curso de Técnico em Secretaria Escolar.
Os facilitadores seguiram a fórmula consagrada na semana, quando apresentaram os componentes e as atribuições do conselho escolar e convidaram os presentes a participarem de um jogo de perguntas e respostas sobre as informações apresentadas.

Parabenizamos e agradecemos a todos os alunos pela brilhante participação nos trabalhos da I SEMANA DE REVITALIZAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES.

Texto do Professor e Diretor Jobenemar Carvalho dos Santos





















Semana de Revitalização dos Conselhos Escolares- 2º dia segmento Professores e Funcionários



O segundo dia da Semana de Revitalização dos Conselhos Escolares foi marcado pelo entusiasmo e empolgação dos educadores que participaram do evento. Foi um momento de plena integração e harmonia desse grupo de profissionais que procuram sempre oferecer o seu melhor para fazer da EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão uma escola de qualidade.
O encontro aconteceu no horário do almoço, uma vez que a grande maioria dos professores já estava com as primeiras aulas do turno da tarde. Entretanto, os trabalhos foram muito bem conduzidos pelas educadoras Conceição Francismeire, Evelyne Soares e Luciane Kely, contando com a efetiva participação dos presentes através da apresentação de slides sobre as principais atribuições do Conselho Escolar, vídeo motivacional e dinâmica de perguntas com premiação (mimo).

Texto do Professor e Diretor Jobenemar Carvalho  dos Santos



















Semana de Revitalização dos Conselhos Escolares-1º dia segmento Pais


A EEEP Maria Célia Pinheiro Falcão deu início a Semana de Revitalização dos Conselhos Escolares com a participação do segmento pais. O momento foi conduzido por Francimeire Dias que é Secretária Municipal de Ação Social e atual titular da representação dos pais no colegiado da escola.
Um dos momentos mais esperados foi a participação do professor Alcides Leite, que proferiu uma palestra sobre o Conselho Escolar, destacando a sua importância, funções e composição.
Foram apresentados vídeos de conscientização e mobilização, destacando-se o que relata a experiência de uma mãe que foi eleita pela assembleia geral de sua escola para ser a representante dos pais naquele conselho. 
Nesta terça-feira o encontro será com os educadores, na quarta-feira com os alunos e na quinta-feira (dia 09) será o encontro com os representantes das escolas de Pereiro, Jaguaribe e Iracema.
O Conselho Escolar agradece a todos os presentes - pais, educadores, Núcleo Gestor – pela participação efetiva e em especial ao palestrante Alcides Leite pela enorme contribuição para o andamento do evento.
 Texto do professor Jobenemar Carvalho dos Santos






















terça-feira, 7 de maio de 2013

Conselho Escolar da Maria Célia realiza "Semana de Revitalização dos Conselhos Escolares".



PROGRAMAÇÃO:

Dia 06/05 - 08:00 h
Público: representantes dos pais 
Facilitadores: Francismeire Dias, Paulo Rego e Alcides Leite.

Dia 07/05 - 12:30h
Público: educadores da Escola Profissional
Facilitadores: Maria José, Conceição Francismeyre, Luciane Kely, Lívia Dias e Eveliny Soares

DIA 08/05
Público: alunos da Escola Profissional
Primeiros anos: 1ª e 2ª aulas (07:10 às 08:50);
Segundos anos: 4ª e 5ª aulas (10:10 às 11:50);
Terceiros anos: 6ª e 7ª aulas (13:10 às 14:50).
Facilitadores: Tiago Rocha (Informática), Alexandre Rodrigues (Carpintaria), alunos do curso técnico em Secretaria Escolar e o prof. Daniel Higino.

DIA 09/05 - 08:00h
Público: diretores de escolas municipais, representação de alunos e presidente dos conselho escolares, Secretário de Educação do município e técnico responsável pelos colegiados, diretor e representantes (aluno e presidente do conselho) das Escolas Virgílio Correia Lima (Pereiro), Poeta Sinó (Jaguaribe) e Enéas Olimpio (Iracema), representantes da 11ª CREDE, ...
Facilitadores: Vilaci Amorim, Elineuza Silva, Daniel Higino e alunos do curso técnico em Secretaria Escolar.

CONTATOS:
Blog: conselhoescolarmcpf.blogspot.com.br
Email: conselhoescolarmcpf@gmail.com